Atualmente, com o boom das redes sociais, muitas dúvidas surgiram em relação à eficácia das estratégias que eram utilizadas anteriormente pelas empresas, e uma delas foi se realmente valia a pena continuar apostando no e-mail marketing.
Mas será mesmo que as redes sociais são capazes de substituir a função do e-mail marketing?
A grande resposta é: Depende dos seus objetivos.
A partir desse questionamento, resolvemos montar um comparativo para te ajudar a identificar e selecionar a melhor estratégia para desenvolver a sua empresa. Aqui vão X fatores que você precisa levar em conta na hora de escolher em que ferramenta apostar.
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Custo de Manutenção
Para manter um e-mail marketing de sucesso é necessário investir na atualização da lista de contatos e em uma copy com os gatilhos mentais certos para atingir os seus objetivos. A grande vantagem é que o custo de manutenção é muito baixo.
Já em contrapartida tem as redes sociais, que por sua vez oferecem dois caminhos na hora de montar a sua estratégia: o orgânico e o tráfego pago.
O tráfego orgânico se configura quando as redes sociais recebem um retorno espontâneo, isto é, sem a utilização de estratégias pagas, como anúncios, por exemplo.
Já o tráfego pago se dá quando há um investimento em estratégias pagas, como a utilização de anúncios, através das ferramentas ads.
Neste fator é importante analisar que embora o e-mail marketing tenha um custo de investimento e manutenção muito mais baixo, as redes sociais contam com um alcance muito maior. Vale ressaltar que valor não significa qualidade de alcance quando o assunto é gestão de tráfego, então aposte em profissionais competentes para melhores resultados.
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Credibilidade
Partindo do princípio que se você e sua empresa já contam com os e-mails de uma parcela do público-alvo, é possível concluir que esses clientes já confiaram em você em algum momento para fornecer os seus dados.
No caso das redes sociais, a confiança e a credibilidade se dão através do relacionamento que é criado a partir da constância de conteúdos relevantes.
Então as redes sociais acabam gerando mais possibilidades, e consequentemente mais contatos.
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Receptividade em relação às ofertas
As redes sociais, antes de tudo, é um ambiente criado para o lazer virtual, e mesmo com a inserção das empresas e facilidades que isso proporciona aos clientes, muitas pessoas ainda enxergam as redes sociais apenas como um passatempo.
Por este motivo, o e-mail marketing, em uma visão mais profissional, tende a trazer resultados mais concretos em relação a ofertas.
Mas calma! Isso não quer dizer que não se deve apostar em ofertas nas redes sociais, e sim que talvez estratégias menos invasivas e mais indiretas funcionem melhor.
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Influência
Não é novidade que para vender bem o seu produto, serviço ou autoridade é preciso saber influenciar. Por conta disso, as redes sociais têm ganhado um grande destaque, já que, diferente do e-mail marketing, há a possibilidade de interação e engajamento.
Então se o seu objetivo é influenciar, lembre-se que criar conexão é um passo fundamental para atingir o seu objetivo.
Conclusão
Com base nos comparativos feitos acima, foi possível chegar à conclusão que antes de escolher qual estratégia utilizar, é necessário definir bem o seu objetivo.
Tanto as redes sociais, quanto os e-mails marketing são ótimas estratégias para engajar a sua empresa e concretizar suas metas, então analise bem seus objetivos e não se esqueça que uma estratégia não anula a outra.